Durante todos esses anos de festinhas de aniversário uma coisa foi constatada na humanidade: 99% das pessoas não sabem cortar bolo da forma certa! Você pode até não acreditar, mas é verdade! Você passou sua vida inteira cortando o bolo da forma errada, mas hoje a matemática vai te ensinar o que fazer.

como cortar bolo da forma certa matematica geometria

Mas graças a Alex Bellos, jornalista e matemático, isso está prestes a mudar! Ele mostra no vídeo abaixo um principio cientifico para a perfeição nas fatias de bolo de acordo com um artigo publicado pela revista Science em 1906. Segundo Bellos, o método tradicional (aquele do corte triangular) faz com que o recheio do bolo fique ressecado depois que você o guarda na geladeira. Mas com esse incrível principio da geometria aplicado no bolo é possível aproveitar ao máximo o potencial gastronômico do doce.

A solução proposta é a seguinte: a primeira fatia será tirada a partir de dois cortes paralelos. As duas metades restantes serão unidas. Em seguida, serão feitos mais dois cortes paralelos, resultando em quatro partes, que serão unidas novamente. A partir disso, será feito apenas um corte, unindo as quatro partes restantes logo em seguida. A operação deve ser repetida até o bolo ser totalmente cortado.

A técnica é perfeita para que o bolo não resseque e ainda  por cima garante que os pedaços tenham um tamanho semelhante. Veja o vídeo e entenda melhor como funciona o método:

É assim que se corta um bolo de maneira matematicamente correta!

Na próxima festa de aniversário que for, arranque a faca da mão daquela tia metida a saber cortar bolo e faça do seu modo. Deixe todos impressionados e seja o rei da festa!

INFOrmação muito útil!

Comentários Facebook