Um estudo recente do Sem Excesso mostrou que o perfil dos jovens antes beberrões e sem limites vem mudando com o tempo.  O objetivo do estudo foi analisar a interação dos jovens nas redes sociais em torno do tema bebidas alcoólicas com foco em “consumo” e “impactos do consumo”. No primeiro caso, o Facebook foi a rede mais utilizada, já o segundo assunto teve mais destaque no Twitter.

jovens consciencia bebida

Foram realizados dois estudos: Um em 2011 e outro em 2015, que mostram que os jovens estão cada vez mais conscientes sobre o consumo de bebida alcoólica, inclusive, esses jovens tem alertado adultos sobre os problemas derivados da bebida, como misturar álcool e direção.

Através de pesquisas em comentários de jovens em redes socias e blogs, os jovens vêm se mostrando cada dia mais preocupados com o consumo excessivo.

Duas coisas foram percebidas nas menções em blogs, fóruns e perfis do Facebook e do Twitter. Primeiro uma maior preocupação com a legislação em vigor em 2015 do que em 2011. Mas também, eles tem mais cuidado para falar sobre o assunto, já que a presença de adultos nas mesmas redes vem aumentando e eles migrando para Whatsapp e Snapchat (e eu já sou um exemplo claro de quem não entende o aplicativo direito).

Mesmo mais prudentes, os jovens não escondem o que pensam e hoje a maioria deles condena outros jovens que exageram na bebida. Eles não enxergam mais isso como um comportamento positivo. Esses efeitos negativos e perigos do consumos em excesso são mais discutidos. Em 2011 havia um maior numero de comentários sobre questões individuais, mas hoje o foco das conversas é nos problemas coletivos causados pelo exagero.

Veja o infográfico abaixo com os resultados da pesquisa:

Infografico_estudo_comportamental_jovens_bebida

 

Comentários Facebook