unhas-bonitas

 

 Olá pessoal!

Eu sou a Jacque, e sou a nova colaboradora aqui do site. Meu foco serão as unhas, e eu espero que vocês gostem dos meus posts.

O post de hoje será rápido e objetivo, porém, vai ajudar muita gente com uma dúvida que ainda é comum.

Afinal, o que é podologia? Em que substitui a manicure? Vamos esclarecer essa dúvida.


Diferença entre manicure e podologia

Hoje em dia infelizmente ainda existe uma dúvida entre os serviços de uma manicure, e de uma podóloga. Mesmo depois dessas duas carreiras terem se expandido tanto, ainda existem pessoas que confundem manicure e podologia, e com isso, acabam até mesmo arriscando sua saúde.

 

Manicure e Podologia

 

 Manicure e Pedicure:

 Uma manicure é a profissional que cuida do embelezamento e manutenção das unhas.

Mulheres e homens tem se especializado cada vez mais nessa área por ser muito lucrativa e claro, de grande procura. A cada ano, mais e mais pessoas formam-se nessa área com novos cursos que existem hoje em dia, mas antigamente, acabávamos aprendendo tudo em casa, e depois disso passávamos a exercer essa profissão entre amigos e parentes, até atingir um público maior com o tempo.

Uma Manicure pode ser visitada uma vez na semana para a manutenção e cuidados básicos com suas unhas, tanto das mãos como dos pés. Esses profissionais cortam, lixam, retiram os excessos de cutícula e pele morta, e claro, esmaltam as unhas podendo até mesmo fazer desenho. Uma manicure ainda pode dedicar-se a fazer tratamentos para as mãos e pés como spás de relaxamento com cremes, hidratações e até aplicação de cera, ajudando na saúde tanto das unhas, como das mãos e pés.

 

Manicure e Podologia

 

Podólogo:

 Esses profissionais são especializados em tratar as consequências das agressões que nossos pés sofrem.

“Mas Jacque, uma manicure também não faz isso?”

Faz sim, mas não na área médica como eles.

Os podólogos são médicos com um estudo próprio, eles tratam problemas como calosidades, micoses, correção de unhas, unhas encravadas, fissuras, e podem receitar medicamentos, caso seja necessário.

Um Podólogo tem várias áreas de atendimento como pés infantis, pés de risco como de diabéticos, hipertensos, pés de gestantes, pés de idosos, todos eles muito distintos entre si, e com cuidados especiais que cada um precisa ter.

Os instrumentos de trabalho de um podólogo vão de pequenas anestesias a afastadores de unhas e bisturis, coisas que nós, manicures, não podemos usar.

Um Podólogo pode ser visitado assim que houver o aparecimento de algum incomodo nos pés, e lá, depois de uma consulta, será escolhido pelo profissional a frequência de suas visitas.

Podólogos hoje em dia até mesmo cuidam da manicuração em alguns casos, mas o trabalho é a parte.

 

 Conclusão:

 Manicure e Podologia são profissões diferentes, que podem se complementar.

Infelizmente ainda hoje, existem muitas pessoas que acabam fazendo um trabalho pelo outro, entendem? As vezes vamos em nossa manicure e pedimos para ela desencravar aquele cantinho que está infeccionando, e algumas chegam até a receitar remédios para suas clientes.

Apesar de cômodo, essa prática não é muito correta, já que pode lhe trazer riscos. Já imaginou, desencravar uma unha e ela causar um problema maior ainda depois por não ter feito esse trabalho direito? Já pensou tentar um medicamento indicado e sofrer com efeitos indesejados? Pois é.

Hoje em dia quando fazemos um curso de manicure e pedicure, geralmente somos instruídos a não praticar certos serviços, e incentivar as pessoas a procurar um profissional podólogo, assim, temos a certeza de encaminhar a pessoa para o tratamento adequado, além de também de não pegar uma responsabilidade que não pertence a nossa área de atuação e que pode nos trazer problemas.

Por isso, apesar de existirem manicures que nos ajudam fazendo pequenos trabalhos nessa área, o melhor a fazer é saber diferenciar uma necessidade da outra, ok?

Ah! E não se esqueçam, nada de desencravar unhas e tentar tratamentos em casa hein?

* * *

 

É isso pessoal, o que acharam?

Espero que o artigo tenha sido útil a você e que tenham gostado.

 Um beijo e até o próximo post!

 

Comentários Facebook