Leia este post antes de ver Margot Robbie em Esquadrão Suicida!

harley

Este tem sido um tema que tem me incomodado por algum tempo. Recentemente, ele veio voltou à tona com o lançamento do trailer do filme “Suicide Squad“, conhecido no Brasil como “Esquadrão Suicida”. No trailer, existe uma cena de três segundos mostrando apenas a bunda da Harley Quinn. Essa cena agrava um problema muito maior do que o sexismo ocasional: isso mostra que o mundo realmente esqueceu a verdadeira mensagem do personagem da Harley Quinn.

Hoje em dia, quando alguém descreve Harley Quinn, nove em cada dez vezes vão direto para o fato de que eles acham ela “gostosa”. Eles falam sobre seu relacionamento romântico com o Joker (Coringa). Eles falam sobre sua voz irritante e como é sexy. Eles também afirmam que ela é burra e muito engraçada. Além disso, eu ouvi algumas meninas querendo ser como ela – elas acreditam que ela é uma personagem feminina forte.

Margot-Robbie-em-Esquadrão-Suicida

Porém isto não foi sempre o caso. Se fosse para voltar para a sua origem na fantástica série animada do “Batman” na década de 90, eles saberiam do que trata a Harley Quinn, e como era importante e engajador a sua personagem. Harley é uma rara exceção à regra onde os quadrinhos e fãs conseguiram arruinar a personagem, porque ela está longe de ser uma personagem feminina forte e ela não é uma pessoa em que qualquer garota deve se inspirar. Muito pelo contrário, na verdade.

A personagem e história da Harley Quinn são metáforas em relação a violência doméstica e a tragédia de ser pego em uma. Para quem não sabe sua história, ela era um psiquiatra que foi designada para tratar do Joker (Coringa). Ele fez a sua “brincadeira” e a manipulou, remexeu sua cabeça para amá-lo e a fazer de animal de estimação. Um dos grandes equívocos é pensar que Joker (Coringa) e Harley são um casal. O Joker não é capaz de estar em um relacionamento. Sua cabeça não funciona como de um ser humano normal. Ele usa Harley Quinn para seu próprio ganho pessoal e, praticamente, não se preocupa com ela. Ele só ficaria chateado se ela morresse se isso afetasse diretamente os seus planos. Melhor dizendo, Harley Quinn é apenas um fantoche para ele.

joker harley quinn

Harley, por outro lado, é desesperadamente apaixonada por Joker e verdadeiramente acredita que ele também a ama. Esse que é a grande tragédia. Joker é tão cruel com ela assim como ele é com todo mundo. Ele é verbalmente e fisicamente abusivo, mas ela nunca o deixou pois acredita que ele a ame tanto quanto ela o ama – um traço comum em muitas situações de violência doméstica. Harley Quinn nunca foi concebida para ser um personagem que mereceu imitação. Ela foi concebida para ensinar meninas sobre os perigos da violência doméstica e ser um exemplo do que não se deve ser. Ela é uma trágica personagem.

hipersexualizacao arlequina

No entanto, isso de alguma forma foi perdido no meio do caminho. Parece que o objetivo de Harley Quinn é agradar os adolescentes geeks de quadrinhos com os hormônios a mil, fazendo suas roupas minúsculas e camisas famosas. Ela é uma escolha de cosplay consistente na maioria das convenções de quadrinhos. Honestamente, me irrita toda vez que ouço alguém dizer que quer ser como Harley, porque ela é durona. Isso me perturba ainda mais quando eles dizem que querem um relacionamento apenas como Joker e Harley. Isso mostra que eles não sabem o que estão falando e que eles perderam completamente o ponto dela. A violência doméstica é uma coisa idiota que existe, mas a dura realidade é que ela existe. Harley Quinn foi feita com a melhor das intenções e essas intenções já foram desperdiçadas pela cultura em que vivemos agora.

Então, quando você for ver “Esquadrão Suicida” e estiver maravilhado com a bela Margot Robbie interpretando Harley Quinn ou quando você falar sobre o quão poderosa e forte que ela é quando você jogava com ela em “Batman: Arkham Knight” ou quando ler uma história em quadrinhos onde ela dá um presente para o Joker, basta lembrar quão trágico sua personagem é e o que ela deveria representar. Então deixe a brisa fria da realidade relaxar sua alma. E no melhor do trocadilho, The Joker is definitely on you! (A “piada” está definitivamente em você!)

Créditos: Justin Gordon

Fonte: PipocaTV

Comentários Facebook